terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Não Me Preoucupar - Uma abertura à 2012

Não Me Preocupar





“If only I would realize
How much it took to pay the price
I know I’d always give everything to you”
Jeremy Camp




 
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte...” Jeremias 29:11-14a

Uma vez fiz uma oração a Deus dizendo a seguinte frase: “Descansar em Ti é confiável em quem Tu és”. Ao acabar de dizer essa frase, minha mente num estalo percebeu que não havia verdade confortante maior do que essa quando o assunto é nosso anseio e futuro.
Vivemos caminhando entre uma esquina e outra preocupados com o que temos que fazer, com os problemas da nossa família, com emprego, com casamento, com nosso sustento, como vamos viver... E em passos rápidos e largos, raramente arrumamos tempo para simplesmente meditar nesta palavra maravilhosa do livro de  Jeremias;
Ela simplesmente não entra na nossa cabeça. Se entrar, rapidamente sai, pois não consegue se tornar mais importante do que as compras, a faculdade, ou a doença. E fica ali, esquecida no livro e queimando viva no coração desse Deus que não esquece o que promete. Sendo verdadeira na vida daqueles que nem ao menos se importam como deveriam com ela.
Onde quero chegar com isso? Quero chegar ao ponto irrefutável de que Deus cuida de nós. Sem merecermos, antes mesmo de pedirmos. Completamente, inteiramente, com todo seu zelo e com todo seu amor. De uma forma que tantas vezes não entendemos, é verdade, mas jamais, eu repito, jamais falhou em cuidar de uma vida. Posso resumir isso tudo em uma frase simples com sentido muito complexo: Não precisamos nos preocupar!
Nas palavras do próprio Jesus: “Não preocupeis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso pai sabe que precisais delas. Buscai antes o Seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.”
Onde o homem pode chegar com sua preocupação é um lugar distante do lugar que Deus pretende que cheguemos. Ele tem cuidado de tudo ao nosso redor para nos trazer alegria plena. Mentes cansadas, dores de cabeças e antidepressivos são frutos fáceis da aflição humana e estão distantes da vontade de Deus para nós.
Deus é o único que pode controlar a vida, as circunstâncias porque ele é sobre tudo isso. Sua essência perfeita e amorosa não o deixa falhar conosco. E mesmo assim nos debatemos e achamos que é tudo responsabilidade nossa.
Não estou nos isentando da parte que nos pertence. Mas confiar em Deus em todo tempo é arma e alimento para os nossos corações. Saber que ele é soberano e Deus de amor mesmo nas dificuldades e fará tudo trabalhar junto para o nosso bem é consolo e certeza para nos mantes de pé.
Podemos confiar. E por que nos parece tão difícil ceder ao controle desse Todo-Poderoso Deus? Porque só a intimidade, o conhecer Deus de perto pode nos ensinar a fazê-lo. Quando buscamos Deus, ele se permite ser achado e se revela a nós. Então podemos verificar que nossas causas todas estão muito mais seguras em suas mãos do que nas nossas.
É necessário querermos conhece-lo e prosseguirmos em conhecê-lo. Sim, prosseguir, pois nossa tendência é crer que vivemos com as regras nas mãos, no entanto, Deus em infinita graça volta a nos lembrar de que devemos colocar nossa atenção “...nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida esta escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:2,3)
Escondido com Cristo em Deus me soa um ligar maravilhoso para se estar. Um lugar seguro e de paz. E é isso que Deus deseja que entendamos. Que não é fácil estar no centro da sua vontade, mas esse é um lugar lindo para nós. Que não nascemos para conquistar, mas sermos conquistados pela segurança de seu amor. Que não nascemos para alcançar, mas sermos alcançados pelos seus inigualáveis sonhos.


3 comentários:

  1. Lindo texto, como sempre, Douglas!!! Concordo com vc: a gente quer tanto, busca tanto, corre atrás de tanta coisa e se afasta do essencial... eu estou em busca desse essencial e tenho me sentido mt bem amparada... Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Lílian... Usarei palavras de Guimarães Rosa em "Grande Sertão: Veredas":

    "Como não ter Deus ? Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. Mas se não tem Deus, há-de a gente perdidos no vai-vem, e a vida é burra. É o aberto perigo das grandes e pequenas horas, não se podendo facilitar – é contra todos os acasos. Tendo Deus, é menos grave se descuidar um pouquinho, pois no fim dá certo. Mas , se não tem Deus, então a gente não tem licença de coisa nenhuma. Porque existe dor."

    Queria começar esse ano no blog com algo que trouxesse ânimo e esperança pra mim e pros meus 6 leitores e meio (rs) e isso me trouxe.

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que gostou... espero que cumpra o texto seu objetivo... Ósculos e Amplexos!

    ResponderExcluir